Pages

ISRAELENSES E PALESTINOS CHEGAM A ACORDO PARA REINICIAR PROCESSO DE PAZ

Israelenses e palestinos chegaram a um "acordo de base" para recomeçar as conversações de paz no Oriente Médio, após quase três anos de impasse, disse nesta sexta-feira (19) o secretário de Estado dos EUA, John Kerry, mediador do processo.

"Este é um passo adiante importante e bem-vindo. O acordo ainda está em processo de finalização. Com isso, não falaremos sobre nenhum dos elementos por enquanto", acrescentou em entrevista em Amã, na Jordânia.

O chefe da diplomacia americana acrescentou que o negociador palestino, Saeb Erakat, e sua homóloga israelense, Tzipi Livni, se reunirão em Washington "para iniciar as primeiras reuniões dentro de uma semana, mais ou menos".

Esse anúncio foi feito após quatro dias de intensos esforços diplomáticos por parte do secretário de Estado americano, que manteve contatos com líderes israelenses e palestinos a partir de Amã.

Israel prevê 'meses' de negociações. As novas negociações, se recomeçarem, podem levar meses, disse uma autoridade israelense à agência Reuters, sob anonimidade. Segundo a fonte, a negociação pode ir para além de setembro, quando ocorre a Assembleia Geral da ONU.



Este artigo é: