Pages

ATITUDES PARA UM PROGRESSO ESPIRITUAL

Cinco Atitudes Para um Progresso Espiritual

6 Ora, como recebeste Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nele, 7 nele radicados, e edificados, e confirmados na fé tal como fostes instruídos, crescendo em ações de graças. Colossenses 2 :6-7 Aqui nesse texto, vemos os deveres de quem almeja obter um progresso na vida espiritual.

O primeiro passo é relatado no versículo 6, que diz: “Andai nEle”. O mundo tem passado por grandes mudanças, o ser humano, na medida em que o mundo tem se modificado, tem buscado mais ocupações, e normalmente tem se preocupado ao extremo devidos as inúmeras tarefas do dia, sua vida passou a ser uma rotina que não pode ser quebrada pois se deixar para o dia seguinte se transforma em uma bola de neve incontrolável. 

Dessa feita, quando haverá um tempo para Deus? Quando muitos, ouvem essa pergunta dizem: Ainda está cedo. Tenho muitas outras coisas. É difícil, no momento não, mais quem sabe outro dia! Você me entende não é? Não quero ir por empolgação! Aqui nesse versículo diz claramente que o desejo de Paulo para a igreja de colossos é um progresso espíritual, se vocês repararam aqui está se referindo a igreja de colossos, a membros, a irmãos, pessoas de frequência na igreja!

Isto indica que muitos que estão em nosso meio estão desligados, não estão andando com Cristo, por isso, a primeira atitude de quem tem um objetivo de crescimento espiritual é “andar nEle”. Em Gênesis 17 :1 diz: Quando atingiu “Abrão”, a idade de noventa e nove anos, apareceu-lhe o Senhor e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; “anda” na minha presença e sê perfeito. Notem aqui neste texto que Deus ainda não havia mudado o nome de “Abrão”, ou seja, ele estava iniciando sua trajetória de fé; Deus por sua vez o convida a andar na presença dEle.

Desde os primórdios o homem tentou andar com Deus mas não da forma em que Deus queria andar com o homem, mesmo se o ser humano tentasse o pecado fazia a separação (Isaias 59 :1-2); Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem seus ouvidos surdos para não poder ouvir. Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça.

Por isso, foi necessário Cristo vir ao mundo e mostrar o caminho para “andar com Deus”; Ele disse na sua palavra relatado em um texto muito conhecido no evangelho de João 14 :6; Eu sou o “caminho”, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.
O caminho para andar nele está revelado em Cristo, quando não usurpou de ser igual a Deus, mas se esvaziou assumindo a forma de servo, para que nós que almejamos um crescimento andemos como Ele andou, sejamos como Ele foi, façamos o que ele fez. 

Ele é o espelho! Em quem a igreja deve refletir! Em 1 João 2:5-6 diz: Aquele, entretanto, que guarda a sua palavra, nele verdadeiramente, tem sido aperfeiçoado o amor de Deus. Nisto sabemos que estamos nele; Aquele que diz que permanece nele, esse deve andar como ele andou.

NEle radicados – O significado da palavra radicados é, “criar raiz” João 15:1-16 O segredo para estar enraizado em Cristo é guarda a sua palavra.
E edificados – Praticar a palavra de Deus é um exercício diário para obter um edificação sólida.

Vejam o texto em Mateus 7: 24 e 25:
24 Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha. 25 E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.


Quando Jesus explicou essa passagem ele estava ensinando a cavar fundo para alcançar a rocha sólida, pois na região onde Ele vivia era uma região considerada árida  e por ser árida ao se construir uma casa era necessário que cavasse fundo para alcançar a rocha sólida, então viver no envangelho é necessário que se cave fundo para encontrar a rocha sólida, e os instrumentos para cavar são: a prática da palavra, a oração e o jejum, uma vida em comunhão com Cristo.

Confirmados na fé, tal como fostes instruídos – É permanecer inabalável naquilo a qual fostes instruídos, sem dar ouvidos as heresias com a qual o joio tenta implantar nas igrejas. 1 Corintios 15:33: “Não vos enganeis as más companhias corrompem os bons costumes”. Esse texto relata que aquele que almeja viver piedosamente deve tomar cuidado com as más influências, pois elas corrompem os bons costumes. Imagine uma parede sólida sendo atingida por fortes golpes de marretas, se não houver uma intervenção logo essa parede por mais que seja sólida ruirá e até cairá. Você precisa de uma intervenção, uma ajuda que vem de Deus para isso se desligue das más companhias que Deus o ajudará a se fortalecer.

Crescendo em ações de graças – Ter um coração de gratidão por que essa é a vontade de Deus:1 Tessalonicenses 5:18 Em tudo, daí graças, porque essa é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.


Este artigo é: