Pages

CAVERNAS EM QUMRAN – MAR MORTO

Caverna 1



Alegadamente descoberto por um pastor beduíno perseguindo uma ovelha. O achado dos Manuscritos do Mar Morto mudaram o estudo e a perspectiva  que se tinha do Velho Testamento.

Os sete pergaminhos designados: o Manual de Disciplina, Guerra dos Filhos da Luz, Rolo de Ação de Graças, Isaías A e B, Génesis Apócrifo e Comentário Habacuque.



Caverna 3


O Rolo de Cobre foi encontrado numa caverna em 1952. Este livro só foi fotografado in loco.

O Rolo de Cobre está em exibição no Museu de Amã e lista 63 tesouros escondidos no deserto da Judeia e área de Jerusalém.




 
 Caverna 4


Esta é a mais famosa das cavernas do Mar Morto é também a mais significativa em termos de descobertas. Mais de 15.000 fragmentos de mais de 200 livros foram encontrados nesta caverna, quase todos por ladrões beduínos. 122 rolos bíblicos (ou fragmentos) foram encontrados numa caverna. De todas as 11 cavernas de Qumran, cada livro do Antigo Testamento é representado excepto Ester. Não existem livros do Novo Testamento ou fragmentos.



Caverna 4 Interior
Os pergaminhos encontrados nesta caverna foram mal preservados porque eles não foram armazenados em frascos. A prática de pagar "por peça", levou à criação de vários fragmentos de peças únicas pelos ladrões beduínos.

Esta caverna estava entre aquelas saqueada pelos beduínos nas tardes livres em que os arqueólogos não estavam de serviço no Qumran.


 Caverna 5 (primeiro plano)


Esta caverna erodida foi descoberta pelos arqueólogos (beduíno encontrou cavernas 1, 2, 4, 6, 11). É uma das que estão no terraço marga perto do local de Qumran (também cavernas 4, 7, 8, 9, 10). Os arqueólogos estimam que havia originalmente cavernas 30-40 no terraço marga.



Caverna 6
Esta caverna não era usada para habitação, mas apenas para o depósito de pergaminhos.

Este é o mais acessível dos Manuscritos do Mar Morto para os visitantes de hoje (siga o aqueduto de Qumran para as colinas e a caverna está à esquerda).


Caverna 7 (à direita), 8 (à esquerda)


Tudo o que foi encontrado na Caverna 7 estava em Grego. A caverna desmoronou logo após os pergaminhos terem sido escondidos.

Na caverna 8 foram descobertos 8QMezuzah, Genesis, e uma centena de quadrados de couro pequeno com tiras. A pessoa que viveu aqui teve o trabalho de fazer estas tiras.




 
Caverna 10 (à direita)
Apenas ostracon um foi encontrado na caverna 10. Rolos completos foram encontrados apenas em cavernas 1 e 11.
Em todas as 11 cavernas, alguns livros bíblicos foram encontrados em grandes números:

34 cópias de Salmos

27 cópias de Deuteronómio

24 cópias de Isaías

20 cópias de Génesis


Caverna 11


Os últimos Manuscritos do Mar Morto encontrados até o momento foram encontrados em uma caverna. Trinta pergaminhos foram encontrados, incluindo Levítico e Rolo do Templo.


O Rolo do Templo foi negociado pelo negociante de antiguidades Kando até 1967 ao ser preso por Yadin, ele concordou em vendê-lo "de sua livre e espontânea vontade" por US $ 110.000.

Este artigo é: