Pages

FINAL FELIZ É PRIVILÉGIO DE QUEM ESCOLHE O CAMINHO CERTO


Texto: [Salmos 51.13] “Então ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores a ti se converterão”.

Introdução:

A idéia de estabelecer comparação entre a vida humana, com todos os seus prós e contras, e uma caminhada já remonta antigas eras. Talvez não seja bem compreendida nos dias atuais, visto que a noção do homem moderno (a grande maioria) acerca de caminhos aponta para estradas de asfalto, muito sinalizadas e logradouros engenhosamente desenhados a fim de indicar com alguma clareza a opção que conduz ao destino desejado.

Mesmo para os navegadores modernos as direções corretas podem ser encontradas com auxílio de instrumentos poderosos de apoio.


Podemos ter uma leve noção se nos abstrairmos da realidade moderna a ponto de imaginar que estamos no meio de uma grande floresta, plenamente coberta pelas copas das árvores. É nesse cenário que começa a fazer sentido algum texto bíblico como de PROVÉRBIOS 16.25: “Há um caminho que parece direito ao homem, mas o seu fim são os caminhos da morte.”. Nessa hora, tudo o que você vai querer estar mais longe é do caminho da morte.

Os homens dos tempos bíblicos não contavam sequer com o recurso da bússola. Somente os mais sábios conseguiam escolher a direção certa olhando para o sol ou para as estrelas. Hoje, os homens possuem até o tal do GPS que pode mostrar saída para qualquer labirinto. 


Mas no labirinto da vida, somente o GPS de Deus pode guiar.


Não é pra menos que o sábio declara em PROVÉRBIOS 30.18,19: “Estas três coisas me maravilham; e quatro há que não conheço: O caminho da águia no ar; o caminho da cobra na penha; o caminho do navio no meio do mar; e o caminho do homem com uma virgem.”. 

Por mais que o homem possa dominar todos os caminhos, o rumo da sua vida está sempre nas mãos de deus! e por mais que o homem possa desconhecer os caminhos por onde anda, deus é poderoso para conduzi-lo ao final feliz!
A bíblia mostra casos de pessoa que tiveram um início bom, mas desviaram do caminho. Outros erraram o caminho desde o início. Mas há também alguns que conseguiram manter o caminho certo do início ao fim. Vejamos:


1. ASA: Começou bem, mas se esqueceu do poder de Deus. 2 CRÔNICAS 14.1-7 + 2 CRÔNICAS 15.1-8 + 2 CRÔNICAS 15.19 + 2 CRÔNICAS 16.12;


2. JOÁS: Um escolhido de Deus que não aprendeu a caminhar sem ajuda. 2 REIS 11.1-2 + 2 REIS 11.21 + 2 REIS 12.2 + 2 REIS 12.19-20;

3. JEOSAFÁ: Mesmo um grande homem de Deus precisa se esforçar para não perder o caminho. 2 CRÔNICAS 17.1-4 + 2 CRÔNICAS 20.31-34 + 2 CRÔNICAS 20. 25-37. Note que em 2 CRÔNICAS 21.1-4 um erro quase imperceptível causa a perdição para os filhos queridos de Jeosafá.


Conclusão:

Quando Davi fala que quer ensinar o caminho aos transgressores, ele parecia saber do que estava falando. Davi sabia que só há um caminho que pode conduzir ao final feliz.


De Davi a Jesus, passaram-se 28 gerações (Mateus 1.28) desde Davi até Jesus, mas Davi já mencionava Jesus como se o conhecesse.

A realidade é que 28 gerações depois de Davi, o Senhor Jesus se apresenta assim: “Eu sou o Caminho ... JOÃO 14.6”. A promessa feitas por Davi é cumprida nEle. Hoje, o homem dispõe de um caminho com início e fim perfeitos. O que antes era impossível, aos poucos passou de impossível a difícil e hoje se apresenta diante de todos.

Jesus não é somente o caminho. Ele é o caminho acessível, o caminho reto e o caminho que traz a verdade para te levar à vida. 

Quer ter um final feliz??? Então entra pelo Caminho.


Este artigo é: