Pages

AS 3 ETAPAS DE UM MILAGRE

O poder de Deus é incontestável. Isso é um fato. Ele independe de processos e regras para realizar um milagre. No entanto, é possível observamos três etapas que Ele geralmente utiliza nos seus atos mais brilhantes, são elas: a fé, o potencial humano e a ação de Deus. Embora diversos textos bíblicos mostrem essa afirmação, o capitulo 37 do livro de Ezequiel, permite uma análise clara e concisa. 


Na narrativa, o profeta é levado em espirito por Deus a um vale de ossos secos, que representava a morte espiritual do povo judeu cativo na Babilônia, e Deus aplica os três passos de forma explícita. Veja:
1) Deus testa a fé do homem: Os ossos que Ezequiel viu no vale estavam sequíssimos. Aos olhos humanos, seria impossível reviverem. Por isso, Deus faz uma pergunta com clara intenção de revelar o tamanho da fé do profeta, o quanto ele acredita no poder soberano e sobrenatural do Criador. 

A pergunta foi: “Filho do homem, porventura viverão estes ossos?…” Ezequiel 37:3. No mesmo versículo, a resposta de Ezequiel demostra que sim: ele confiava na grandeza de Deus: “… E eu disse: Senhor Deus, tu o sabes”.


Jesus fez algo semelhante com o cego de Jericó, dizendo: “Que queres que te faça? E ele [o cego] disse: Senhor, que eu veja. E Jesus lhe disse: Vê; a tua fé te salvou”, (Lc 18:41-42). O cego confiava que aquele homem a sua frente o curaria. Isso mostra o quanto é importante conhecermos o Deus que servirmos e confiarmos nEle em quaisquer circunstâncias, mesmo que elas pareçam impossíveis para nós.


Talvez, se Ezequiel respondesse que os ossos não poderiam reviver, aquela conversa com Deus tivesse acabado naquele momento, imediatamente – sem nada de extraordinário acontecer e resultando no fim do ministério profético de Ezequiel. Contudo, a postura fiel do profeta o levou a outra etapa.

2) Deus mostra o que fazer e dá autoridade e poder ao homem para que ele coloque a sua fé em ação: “Então me disse: Profetiza sobre estes ossos, e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do Senhor” (Ezequiel 37:4). Profetizar para um doente que está fazendo tratamento, dizendo que ele viverá é fácil – afinal os remédios podem curá-lo –, porém profetizar para ossos e para aquilo que já não tem solução segundo seu processo natural, depende de muita fé.


Declarar vitória quando você tá vendo que o exercito inimigo está fugindo todo mundo faz, que ver fazer isso com ele descendo o vale a seu encontro. Profetiza quando você não vê saídas para os problemas, é a essência da fé. Por isso, profetize, profetize que as coisas na sua vida vão dar certo, que sua família é do senhor, que sua casa é templo de adoração e que sua geração é povo eleito. Profetize também reavivamento espiritual para a sua igreja e para a sua própria vida.

3) Deus entra em ação: Crê e profetizar era com Ezequiel, colocar nervos, carne e espírito nos ossos sequíssimos era com Deus. “E profetizei como ele me deu ordem; então o espírito entrou neles, e viveram, e se puseram em pé, um exército grande em extremo”, (Ezequiel 37:10). Gloria a Deus!


Observe que Deus age como agiu como Ezequiel o tempo todo: sair debaixo da proteção da parentela era com Abraão, torna-se pai de uma grande nação era com Deus; cantar e orar era com Paulo e Silas, destruir os alicerces da prisão para ser libertado era com Deus; Marchar era com Israel, abrir o mar era com Deus. Faça a sua parte e Deus fará a dEle. E lembre-se: sempre que você pede um milagre a Deus, antes, Ele te dá um ensinamento. 

Que as bênçãos do Senhor sejam com você.

Este artigo é: