Pages

A PRISÃO DE SATANÁS NO ABISMO

Satanás está furioso porque a Santa Bíblia o desmascara (Apocalipse 12:10-12 ). Por isso tem tratado de disseminar a errónea ideia de que o Apocalipse é um livro incompreensível.
Mas as Santas Escrituras nos dão a chave para entender os símbolos apocalípticos, pelo que se torna um livro aberto à compreensão do estudante sincero.

Apocalipse 20 diz que um poderoso anjo ataria Satanás por mil anos. Nem tudo o que cremos sobre o milénio se harmoniza com a Bíblia. Mas hoje terá a satisfação de descobrir a explicação bíblica sobre o tema. Ser-nos-á de grande auxílio ao analisar algo sobre a ressurreição.

Descobriremos que o Apocalipse (revelação de Jesus Cristo) explica algumas coisas que Jesus disse durante o Seu ministério terrenal, especialmente quando falou das duas ressurreições.

MIL ANOS ENTRE AS RESSURREIÇÕES
1. Quais são as duas ressurreições sobre as quais nosso Senhor Jesus Cristo falou quando esteve na Terra? João 5:28-29.
a. “Os que tiverem feito o bem para a ressurreição da VIDA“
 b. “…Os que tiverem praticado o mal para a ressurreição do JUÍZO“

2. Que período começará na ressurreição dos fiéis? Apocalipse 20:6.
“Bem-aventurado e SANTO é aquele que tem parte na PRIMEIRA ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele durante os mil anos.”
Nota: Este versículo diz que são os justos que voltarão à vida (ressuscitarão) e reinarão com Cristo mil anos. Este é o milénio bíblico que começa com a primeira ressurreição.
3. Quando ocorrerá a primeira ressurreição, isto é, a dos justos mortos? 1 Tessalonicenses 4:16
“Porque o Senhor mesmo DESCERÁ do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo RESSUSCITARÃO primeiro.”
Nota: A primeira ressurreição ocorrerá quando Jesus voltar em glória e majestade.

4. Quantos anos depois da primeira ressurreição ressuscitarão os outros mortos? Apocalipse 20:5 p.p.
“Mas os outros mortos não REVIVERAM, até que os MIL anos se completassem. Esta é a primeira ressurreição.”

QUE OCORRERÁ DURANTE O MILÊNIO
5. Onde estarão os fiéis e o que farão durante o milénio? Apocalipse 20:4; 1 Coríntios 6:2-3.
a. “…aos quais foi dada autoridade de JULGAR…” ( Apocalipse 20:4 p.p.)
b. “… e viveram e reinaram com Cristo durante MIL ANOS.” ( Apocalipse 20:4 ú.p.)
c. “… os santos hão de julgar o MUNDO.” ( 1 Coríntios 6:2 p.p.).
d. “… havemos de julgar os ANJOS;…” ( 1 Coríntios 6:3 p.p.).

Nota: Jesus foi preparar lugar para os salvos no Céu, para onde Ele os levará ( São João 
14:1-3 ). Portanto, o juízo de que está falando a Bíblia, ocorrerá no Céu. Este juízo não afeta os justos, os quais foram julgados antes da segunda vinda de Cristo (deste juízo nos ocuparemos noutro estudo). Neste juízo são julgados os ímpios que participarão da segunda ressurreição (Apocalipse 20:12, 13), ao diabo e a seus anjos, e se lhes determina o castigo que merecem.

Este juízo também serve para que os santos compreendam por que não se salvaram algumas pessoas que eles consideravam justas. Tal juízo desfará toda a dúvida da mente dos redimidos acerca da malignidade do pecado e a justiça e o amor de Deus.
O Todo-poderoso ficará vindicado ante o Universo, e a compreensão de Sua justiça garantirá a estabilidade eterna da criação.

6. Sendo que os fiéis irão ao Céu e os ímpios morrerão, Satanás não terá a quem tentar na Terra. Que fará essa cadeia de circunstâncias com o diabo? Apocalipse 20:1-3.
“…e o AMARROU por mil anos;… para que não mais ENGANASSE as nações…”

Nota: O Apocalipse descreve alguns acontecimentos impressionantes que acompanharão o momento do retorno de Cristo, em que será preso Satanás ( Apocalipse 16:18, 20, 21 ) Com os fiéis no Céu e os impios mortos ( 2 Tessalonicenses 1:7-8; 2:8 ), a Terra ficará como no princípio ( Génesis 1:2 ), sem forma e vazia, sem luz nem vida, como a descreve Jeremias 4:23-28 . Esse é o abismo no qual ficará Satanás durante o milénio.

COMO TERMINARÁ O MILÉNIO
7. Que ocorrerá com a santa cidade de Deus ao terminar o milénio? Apocalipse 21:2
“E vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que descia do céu da parte de Deus, adereçada como uma noiva ataviada para o seu noivo.”
Nota: A Santa Cidade descerá sobre o monte das Oliveiras, que se abrirá em dois, produzindo um grande vale (Zacarias 14:4-10 ).

8. Que acontecerá com os mortos impios e com Satanás, quando os mil anos se completarem? Apocalipse 20:5, 7, 8.
“Os restantes dos mortos não REVIVERAM até que se completassem os MIL anos… Quando porém se completarem os mil anos, Satanás será SOLTO de sua prisão e sairá a ENGANAR as NAÇÕES…”

Nota: Ao ressuscitarem os impios, desaparecem as circunstâncias que impedem Satanás de actuar, pois terá a quem tentar. Apocalipse 20:8 demonstra que apesar dos mil anos de prisão, Satanás não mudará.

9. Que acontecerá com Satanás e os impios quando pretenderem tomar de assalto a Santa Cidade? Apocalipse 20:9, 10, 14.
“… desceu FOGO dos CÉUS e os DEVOROU.” ( Apocalipse 20:9 ú.p.)
Nota: Deixaremos para outro estudo a análise do fogo de consequências eternas.

10. Que fará Jesus depois que a Terra for purificada pelo fogo? 2 Pedro 3:10-13; Apocalipse 21:1-4.
a. “Nós, porém, segundo a Sua promessa, esperamos NOVOS CÉUS e uma NOVA TERRA, nos; quais habita a justiça” (2 Pedro 3:13 ).
 b. “… Deus HABITARÁ com eles. Eles serão o SEU POVO e Deus mesmo ESTARÁ com ELES.” ( Apocalipse 21:3 , ú.p.).

Este artigo é: