Pages

BAIXAR MÚSICAS, É PECADO?

Um dos mais polêmicos assuntos do meio cristão na internet, o downloads de mp3 gospel é tema para grandes debates. Hoje com a rede p2p e outras facilidades é possível baixar cds gospelcompletos em menos de 1 hora, o download de livros cristãos também está crescendo com a digitalização de vários livros.

Gospel Prime procurou a opinião de alguns pastores que estão bem familiarizados com a internet.
Segundo o Pr. Marcello de Oliveira, que é escritor e vende seus livros pela internet a pratica de baixar mp3 gospel ou livros pela internet é complicada.
“Eu como escritor, vejo da seguinte forma; Se o autor liberou para usar o material, não há problema nenhum, agora se é usado ilegalmente, Deus não se agrada
Jesus certa vez disse: Aquilo que quereis q os homens vos façam, façais vós também, portanto se quero seriedade, sinceridade e ordem, devo fazer as mesmas coisas.

É isto que penso, como cristãos temos uma maneira diferente de pensar…. não é: “todo mundo faz, porque não vou fazer”? Não. O cristão tem a mente de Cristo, Ele pensa diferente.”

Outra opinião interessante vem do Pr. Márcio de Souza, que buscou algumas leis que falam sobre os downloads e baixar música gospel;
“Baixar pra ouvir pode, mas apenas para seu próprio uso. O artigo 5° da lei 9610 que fala sobre direitos autorais, diz que você não pode comercializar, distribuir mídia tangível que não seja original, colocar ao alcance do público (disponibilizar download), tocar em festas com fins lucrativos sem pagar ao órgão responsável.
O que a lei não prevê é o armazenamento em mídia intangível, o MP3 por exemplo não se pode tocar então em tese você poderia ter as músicas de determinado artista no seu PC, mas seria conivente com o crime de distribuição, alguém colocou o arquivo a disposição do público e assim você o baixou. Bem, quanto a mídia intengível, isso é muito subliminar porque o HD seria uma espécie de mídia tangível de armazenamento.
Olhando pelo lado ético da coisa, primeiro, é estelionato. Segundo o artigo 171 do Código Penal, é “obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento”. Então o cristão que faz uso dessa prática é criminoso.
Segundo, Deus o 3° mandamento diz que não podemos roubar nosso irmão, mas quando disponibilizamos esses links ou baixamos sem a autorização do dono a obra fonográfica estamos tirando proveito do trabalho alheio, roubando mesmo dessa pessoa esses recursos, então podemos dizer que estamos cometendo pecado. A bíblia também fala sobre “Dar a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”, logo, ao autor o que é do autor, a gravadora o que é da gravadora e ponto final. Pense o que Jesus faria no seu lugar e imite os gestos do mestre. Não gosta dos preços dos DVDs e CDs, proteste!”
Opinião de JUSTO PELO SANGUE
Com excessão dos downloads autorizados, sim é pecado. Pois a pratica do download não autorizado é ir contra a Palavra de Deus "Ai daquele que edifica a sua casa com injustiça, e os seus aposentos sem direito, que se serve do serviço do seu próximo sem remunerá-lo, e não lhe dá o salário do seu trabalho." (Jeremias 22:13)
Muitas pessoas que trabalham nesse ramo (escritores, cantores etc), dependem muitas vezes do seu trabalho e quando as pessoas fazem piratarias e downloads não autorizados estão desviando a renda ou seja o autor não está recebendo o que lhe é de direito.
Portanto queridos devemos ter a mente de Cristo e o coração aberto para a Palavra do Senhor é através dela que temos todas as respostas.
Que Deus abençoe a todos
Justo Pelo Sangue 

Este artigo é: